Nós nos reunimos hoje em um momento de grande volatilidade e instabilidade. Na verdade, a razão pela qual queríamos realizar esta Conferência Global de Parcerias foi exatamente porque temos uma volatilidade aumentada em todo o mundo, crises humanitárias e desafios de desenvolvimento. Mas também sabemos que temos a determinação de perseguir os valores que compartilhamos, de tirar as pessoas da pobreza, para responder às crises humanitárias.
Mas precisamos fazer isso de novas maneiras. E precisamos trabalhar juntos de diferentes maneiras, e isso é o que eu acho que todas essas discussões são sobre. Problemas em torno do poder, problemas em torno da proteção, e problemas em torno da parceria, são os temas chave a destacar como parte disto. No poder, temos absolutamente que nos certificar de que, quando estamos respondendo a crises humanitárias, estamos habilitando aqueles que estão nas comunidades locais para assumirem o comando dessa resposta.
O Reino Unido aumentou o nosso financiamento para salas de resposta de emergência no Sudão, mas precisamos ser capazes de construir essa capacidade, e ir mais longe, e reconhecer que não devemos estar vendo pessoas em comunidades locais, simplesmente como vítimas ou sobreviventes de conflito. Eles são os primeiros respondedores, eles são as pessoas que realmente terão as redes no terreno, que sabem onde as respostas são necessárias, e precisamos ser capazes de trabalhar com as pessoas e apoiá-las, especialmente certificando- nos de que estamos empoderando as mulheres como parte disso. Mas não devemos perder de vista proteção, proteção contra abuso e proteção contra violência sexual, que temos visto escalando em conflito.
Isso também inclui algumas das proteçãos mais amplas do Direito Humanitário Internacional e a natureza crucial dos riscos enfrentados em situações de crise, especialmente para crianças. Nós ainda não estamos fazendo o suficiente em relação à salvaguarda de crianças e apoio para crianças em conflito e considerando as consequências a longo prazo para eles também. E em termos de parcerias, sabemos que há pressões sobre o financiamento. Tivemos que tomar decisões difíceis aqui no Reino Unido. Nós tomamos a decisão de não sair da Assistência ao Desenvolvimento Ultramarino, e não sair do nosso trabalho internacional, mas na verdade para realizar esta Conferência, precisamente porque acreditamos que é tão importante.
Embora o nosso financiamento possa ser menor, estamos determinados a mobilizar mais financiamento privado, a mobilizar mais financiamento internacional, a usá-lo da forma mais eficaz possível, e a usar esse financiamento em parceria para fornecer os resultados mais eficazes. Isso significa que também temos que fazer progressos em mudanças como as reformas da UN80, e o tipo de reformas que Tom Fletcher estabeleceu, como parte de garantir que temos a resposta mais eficaz para aqueles que precisam dela, e a resposta mais alvo. Mas tudo isso tem que estar ao lado de diplomacia eficaz e política externa.
O trabalho de desenvolvimento e a resposta humanitária são uma parte central da nossa política externa. Não é um adicionar ou um paralelo que vai ao lado dele. É uma parte central dele. É por isso que estamos priorizando a resolução de conflitos - e eu gasto mais tempo nisso do que qualquer outra coisa - na Ucrânia, no Sudão e em Israel/Palestina - e agora, é claro, no Irão e no Estreito de Hormuz.
As perguntas são sempre sobre, o que você faz para lidar com as conseqüências, mas também o que você faz para lidar com as causas? Para nós, isso significa não apenas pensar sobre conflitos individuais e como respondemos a esses, mas também como olhamos para o futuro - e o Estreito de Hormuz, eu acho, realmente destaca isso - significa pensar sobre a resiliência econômica para países de todo o mundo.
Porque quando olhamos para a fragilidade dos países, quando se trata de choques climáticos, ou choques econômicos, ou o impacto de conflitos - como as restrições no Estreito de Hormuz, e o Irão tenta seqüestrar a economia global - se os países são mais vulneráveis e menos resistentes, significa que quando os choques acontecem, eles são muito mais propensos a acabar passando por os piores tipos de crise humanitária também. Assim, ao lado desses princípios de reforma em torno do empoderamento, em torno da proteção e em torno de parcerias, o que também precisamos fazer nesta conferência é pensar a longo prazo sobre a construção da nossa resiliência. Porque é a nossa resiliência às crises no futuro que será crucial para manter o nosso mundo unido, e nos permitir fazer progressos.


